TRATAMENTOS
Cirurgia e Traumatologia
Buco Maxilo Facial
Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata as doenças da cavidade oral e seus anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e a parede anterior do seio frontal de baixo para cima, e do tragus à pirâmide nasal, de trás para diante.
Dentre as doenças, existem os tumores, os cistos nos maxilares, as manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose e sífilis, entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as sequelas de doenças, como o câncer (os traumas severos), até distúrbios de desenvolvimento (como as síndromes) ou alterações do desenvolvimento, como o prognatismo (aumento dos maxilares) e micrognatismo (diminuição dos maxilares), ou a combinação delas.
A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.
As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam mais cuidados. São elas:
- Cirurgias de grandes tumores;
- Fraturas faciais;
- Cirurgias ortognáticas, entre outras.
A cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade que necessita de constante interação com outros profissionais, e que, dessa forma, consegue proporcionar um tratamento adequado e eficaz a todos os pacientes, seja ele desde uma simples extração dentária até uma grande deformidade dentofacial.
Reabilitação Oral
A reabilitação oral é um processo que inicia com a avaliação bucal completa e o encaminhamento do paciente para a realização dos procedimentos necessários para devolver a função de todo o sistema mastigatório e a estética do sorriso. Entre estes procedimentos estão tratamentos de canais, periodontia, que cuida dos tecidos que dão suporte aos dentes (gengiva e osso), implantodontia, para substituir as raízes dos dentes que foram perdidos, e a prótese e a dentística para reposição dos dentes ausentes e restauração dos que estão presentes, devolvendo-lhes estética, forma e função.
O profissional responsável pela reabilitação oral deve ter uma visão ampla da odontologia, a fim de executar um planejamento que englobe todas estas especialidades clínicas, e saber encaminhar o paciente no momento certo para a execução de cada um dos procedimentos.
Os principais problemas que levam à necessidade de uma reabilitação oral começam com perdas dentárias isoladas. Cada dente perdido fará com que seus adjacentes mudem de posição aleatoriamente, prejudicando a função mastigatória e trazendo prejuízos a eles próprios, como desgastes prematuros, perda de suporte ósseo, dificuldade de higienização, fechamento parcial dos espaços edêntulos, de forma a tranformá-los em nichos de retenção de alimentos, etc.
Implantodontia
Implantodontia é um ramo da Odontologia que se destina ao tratamento do edentulismo com reabilitações protéticas suportadas ou retidas por implantes dentários. No Brasil, diferentemente de outros países é uma Especialidade da Odontologia RESOLUÇÃO CFO 168/90.
Tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais e parciais. Ao redor do titânio ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo que irá incorporar este material ao organismo. E, é extremamente importante, que o tecido ósseo mantenha-se preservado mesmo quanto o implante dentário seja submetido aos esforços mastigatórios.
A integração óssea deve-se a incapacidade do nosso organismo em detectar o titânio intra-ósseo; devido a suas características bio-inertes (ao se expor ao ar, a superfície do titânio se transforma em óxido de Ti), não acontece a formação de tecido fibroso em volta do implante, permitindo assim o crescimento ósseo ao redor do mesmo, estando em contato íntimo osso e implante.
Odontologia Estética
A odontologia estética é a parte da odontologia que cuida da cosmética do sorriso. Várias especialidades contribuem, cada uma na sua área, para a transformação do sorriso. Clareamento dental, restaurações estéticas de resina na cor do seu dente, facetas de porcelana e lentes de contato dentais são alguns exemplos dos tratamentos da odontologia estética. A estética odontológica deixou de ser uma questão apenas de vaidade e se tornou uma questão de saúde. Como profissionais da área da saúde, os cirurgiões-dentistas da Clínica Odontológica Le Fort estão preocupados não só com a questão biológica e funcional da boca mas também com a saúde psicológica dos pacientes.